CapFeiras: como participar com sucesso em feiras internacionais

12 de julho de 2020

jul 12, 2020

Gunter Viteri, Cláudia de Souza, Renata Rosa, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Fernando Camargo, Mateus Soares da Rocha, Mônica Batista de Souza, André Machado, Ladjane de Fátima Ramos Caporal,

A participação do público da agricultura familiar em feiras tem como objetivo promover a comercialização e a promoção dos produtos nos mercados privados. As feiras nacionais e internacionais promovem a organização da agricultura familiar para o fortalecimento do cooperativismo e associativismo, a agroindustrialização, a inserção em mercados públicos e privados e o aproveitamento energético sustentável.

Os Projetos “Mercados Verdes e Consumo Sustentável” e “Produção Sustentável e Regularização Ambiental em três regiões da Amazônia (Projeto DeveloPPP)” desenvolveram este guia que pode servir para capacitar as equipes dos empreendimentos da agricultura familiar para a participação em feiras internacionais. Com essa capacitação, esperamos que os empreendimentos selecionados pela Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa participem das feiras internacionais de modo mais efetivo.

Este guia foi elaborado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/IPAM e GIZ.

O material faz parte do Módulo Marrom, chamado “Modelo de Negócios Verdes”, um dos sete temas que compõem o Programa CapGestores Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Manual sobre os papéis e as competências de consultoria

Manual sobre os papéis e as competências de consultoria

Esta publicação explica os fundamentos conceituais da assessoria/consultoria e suas diferentes abordagens. Principalmente no que diz respeito a um apoio organizado para os processos de tomada de decisões que visam à expansão das competências de ação e de conhecimento do parceiro. O conteúdo faz parte do Módulo Azul, um dos sete temas abordados pelo Programa CapGestão Amazônia. 

Large-scale impoverishment of Amazonian forests by logging and fire

Large-scale impoverishment of Amazonian forests by logging and fire

Amazonian deforestation rates are used to determine human effects on the global carbon cycle and to measure Brazil's progress in curbing forest impoverishment. But this widely used measure of tropical land use tells only part of the story. Here we present field surveys of wood mills and forest burning across Brazilian Amazonia which show that logging crews severely damage 10,000 to 15,000 km2 yr−1 of forest that are not included in deforestation mapping programmes.