As madeireiras e a conservação da fauna

18 de março de 2004

mar 18, 2004

Claudia Azevedo-Ramos, Kemel Kalif, Oswaldo de Carvalho Júnior

 

A exploração de madeira na Amazônia ainda é predatória em muitas áreas, mas muitos empresários do setor vêm se beneficiando da ‘certificação’ do produto, ou seja, a comprovação por instituições idôneas do uso de técnicas de manejo que minimizam impactos ambientais. Para isso, é preciso atender a critérios econômicos, sociais e ambientais. Um deles diz respeito aos efeitos sobre a fauna local, mas essa avaliação é dificultada pela falta de dados sobre as regiões exploradas. Para obter os dados e incentivar as madeireiras a cuidar da ‘saúde’ de suas florestas, funcionários das próprias empresas já estão sendo treinados para realizar amostragens de animais.

Artigo opinativo publicado na revista “Ciência Hoje”.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto editado e traduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.

Indicar Estados – Monitoramento de Impacto das Políticas de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Brasileira

Indicar Estados – Monitoramento de Impacto das Políticas de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Brasileira

Com o intuito de preencher essa lacuna de informações sobre os impactos das políticas prioritárias para prevenção e controle do desmatamento na Amazônia Brasileira o Projeto Indicar Estados foi criado. A iniciativa inclui a criação de indicadores de impacto de...

IPAM @ COP 15

IPAM @ COP 15

This report briefly describes the activities performed by the Amazon Environmental Research Institute (IPAM), during the 15th Conference of the Parties (COP) of the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), occurred between the 7th and 19th of December 2009, in Copenhagen, Denmark.