Amazônia em Pauta 2: “PRONAF” na Amazônia: Quais os desafios?

30 de outubro de 2013

out 30, 2013

Stella Z. Schons, Andrea Azevedo, Ane Alencar

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF – foi criado com objetivo de atender aos produtores rurais da agricultura familiar, historicamente com dificuldades de acesso ao crédito rural. Desde a sua criação, em meados da década de 1990, esse programa passou por diversas transformações.

Embora esse programa represente uma grande vitória, ao incluir a agricultura familiar de maneira específica na pauta das políticas públicas de fomento à produção no Brasil e de apresentar avanços importantes ao longo do tempo, diversas análises indicam, ainda, a existência de uma série de gargalos que dificultam a aplicação de seus recursos.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Amazônia em Pauta 6: Análise da implementação do zoneamento ecológico-econômico (ZEE) sobre o uso e a ocupação do solo na Amazônia brasileira

Amazônia em Pauta 6: Análise da implementação do zoneamento ecológico-econômico (ZEE) sobre o uso e a ocupação do solo na Amazônia brasileira

Esta edição do Amazônia em Pauta traz o resultado de uma análise do IPAM sobre o ZEE no Pará e do Acre. De acordo com a pesquisa, o zoneamento-ecológico e econômico (ZEE) na Amazônia é um instrumento importante para a gestão do território. Contudo, a prática falha em aspectos fundamentais e ele ainda não é usado como instrumento de planejamento.

O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação<!--:-->

O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

Para entender as causas da lentidão de adesão ao Programa ABC, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, foram identificadas barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do programa. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Informações preliminares do quinto relatório de avaliação (AR5; sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC; sigla em inglês) mostram que o tempo para limitar o aquecimento global a 2°C neste século está se esgotando. Ações globais de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) para que se atinja este objetivo se tornam ainda mais urgentes.