Amazônia em Chamas 7 – Desmatamento e fogo nas florestas públicas não destinadas

30 de abril de 2021

abr 30, 2021

Ane Alencar, Isabel Castro, Livia Laureto, Carolina Guyot, Marcelo Stabile, Paulo Moutinho

As florestas públicas não destinadas (FPND) fazem parte do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, atualmente sob a responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Estas florestas ocupam uma superfície de 57,5 milhões de hectares, mais do que a área da Espanha.

Nos últimos dois anos, a ação de usurpadores desse precioso bem público se intensificou, tomando para si uma terra que é do coletivo. A prova do avanço da grilagem reside no fato de que, até o final de 2020, 18,6 milhões de hectares dessas florestas (ou 32% de sua área total) foram declarados ilegalmente como propriedade particular no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Booklet IPAM

Booklet IPAM

IPAM, the Amazon Environmental Research Institute, is a non-governmental and non-profit organization created in May 1995, in Belém, State of Pará, Brazil. It is one of the most influential and authoritative environmental think-tanks in Brazil and Latin America,...

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto editado e traduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.