Amazônia em Chamas 7 – Desmatamento e fogo nas florestas públicas não destinadas

30 de abril de 2021

abr 30, 2021

Ane Alencar, Isabel Castro, Livia Laureto, Carolina Guyot, Marcelo Stabile, Paulo Moutinho

As florestas públicas não destinadas (FPND) fazem parte do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, atualmente sob a responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Estas florestas ocupam uma superfície de 57,5 milhões de hectares, mais do que a área da Espanha.

Nos últimos dois anos, a ação de usurpadores desse precioso bem público se intensificou, tomando para si uma terra que é do coletivo. A prova do avanço da grilagem reside no fato de que, até o final de 2020, 18,6 milhões de hectares dessas florestas (ou 32% de sua área total) foram declarados ilegalmente como propriedade particular no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nota técnica

Technical note



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Esse relatório avalia se o sistema atende os quatro elementos destacados previamente para a boa gestão ambiental: transparência, coordenação com outros entes/bases, prevenção de fraudes e prestação de contas (accountability). Os dados foram coletados em duas reuniões com o SFB (março de 20153 e fevereiro de 2016) e na legislação aplicável ao tema. O relatório também apresenta, quando pertinente, prática de outros órgãos governamentais (na esfera federal ou estadual) em temas semelhantes. Os resultados são apresentados a seguir a partir de cada um dos temas elencados, com indicações de problemas e recomendações de melhoria.