Acúmulo de carbono e mecanismos de mercado em sistemas agroflorestais de cacaueiro: uma experiência na região da rodovia Transamazônica-PA

24 de outubro de 2022

out 24, 2022

João Augusto Pereira Neto, Marcos Ximenes Ponte, Antônio Cordeiro de Santana

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacaueiro, além de serem uma alternativa para a recuperação de áreas desmatadas e degradadas da Amazônia, integram floresta e agricultura, ao mesmo tempo provendo serviços ambientais como a manutenção da biodiversidade, a manutenção do ciclo da água e do estoque de carbono, gerando uma externalidade positiva e passível de compensação. Mesmo colaborando com a manutenção destes serviços ecossistêmicos, ainda não é claro como os produtores destes sistemas podem ser recompensados. A compensação pelos serviços ambientais prestados poderia ser um estímulo para produtores optarem pela produção agroflorestal.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para este tipo de compensação, no âmbito de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), a partir de cálculos considerando o estoque de carbono e sua relação com benefícios socioambientais em Sistemas Agroflorestais com cacaueiro, na região de influência da rodovia Transamazônica (BR-230). O mecanismo de compensação deve apresentar uma interação entre as dimensões social, econômica e ambiental de forma atrativa ao produtor e alinhada à conservação da floresta.

Este modelo poderá ser consolidado como um novo mecanismo de financiamento e desenvolvimento da Amazônia no âmbito de uma política de REDD.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Subnational REDD Strategy in the Transamazon Region: Promoting a new Model of Low-Emission Rural Development in the Brazilian Amazon

Subnational REDD Strategy in the Transamazon Region: Promoting a new Model of Low-Emission Rural Development in the Brazilian Amazon

This document describes a series of integrated strategic actions to reduce deforestation and forest fires in the southwest region of Para State (Trans-Amazon region) taken by the Amazon Environmental Research Institute (IPAM) in partnership with the Living, Producing and Preserving Foundation (FVPP) and the support from the British Embassy, the Brazil’s Ministry of Planning, Budget and Management, and the Brazilian Secretariat for Strategic Affairs.

Boletim “Tanguro em Pauta” – 4

Boletim “Tanguro em Pauta” – 4

A quarta edição do boletim “Tanguro em Pauta” traz um pouco da his¬tória do cofundador do IPAM e pesquisador sênior, Paulo Moutinho, e sua relação com a ciência. Na página três uma reportagem mostra os resultados de experimentos que envolvem insetos aquáticos. Você também confere os debates de um seminário sobre agricultura e conservação, e fica por dentro de como foi a visita de intercambistas na Fazenda Tanguro.