IPAM estreia na BPBES com matéria que explica as queimadas em 10 pontos

10 de setembro de 2020 | Notícias

set 10, 2020 | Notícias

Por Sara R. Leal¹

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) acaba de ser incluído na parceria entre o Jornal Nexo e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade (BPBES, na sigla em inglês), iniciativa que tem por objetivo produzir sínteses do melhor conhecimento disponível sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil e no costeiro-marinho.

A estreia do IPAM na plataforma foi marcada pela matéria “As queimadas na Amazônia explicadas em 10 pontos”, escrita pela pesquisadora do Instituto, Ludmila Rattis. A bióloga, que é doutora em ecologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) agora integra o grupo independente da BPBES formado por cerca de 120 autores, dentre professores universitários, pesquisadores, gestores ambientais e/ou tomadores de decisão.

No texto, Rattis explica dez pontos importantes sobre as queimadas na Amazônia, como o que exatamente está queimando, qual a relação entre fogo e desmatamento, os impactos dos incêndios para a saúde, dentre outros.

Confira a matéria completa no site do Nexo Jornal.

 

¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam.org.br

Veja também

See also