O Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, lançou nesta sexta-feira (22/11) uma campanha de comunicação para conscientizar sobre a importância de proteger as florestas públicas não destinadas.
As florestas públicas não destinadas são de domínio dos governos estaduais ou federal e ainda não têm destinação para uma categoria fundiária, assim como indicado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/06). Muitas dessas terras são lar de povos indígenas e comunidades tradicionais, cujos direitos podem ser protegidos com a destinação.
Pelo menos 56,5 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia brasileira aguardam a destinação, o que equivale ao tamanho da Espanha e estoca cerca de um ano de emissões globais de carbono. O Amazoniar mostra soluções para a destinação e proteção dessas terras – essenciais para que o Brasil consiga cumprir seus compromissos climáticos assumidos internacionalmente na COP29 (Conferência do Clima da ONU), realizada este mês em Baku, Azerbaijão.
Acompanhando a comunidade amazônida
Na animação “Como uma comunidade luta pela proteção de seu território”, baseada em relatos reais de pessoas que vivem em comunidades localizadas em florestas públicas não destinadas, a personagem enfrenta, junto com sua comunidade, um longo caminho para proteger seu território e preservar sua cultura.
Apesar dos muitos obstáculos da jornada, a produção foca na resistência pelo seu modo de vida e no cuidado com a floresta, introduzindo conceitos e processos burocráticos de forma lúdica e didática.
Glossário: O que é uma floresta pública não destinada
No site do IPAM, estreia o verbete “Floresta pública não destinada” que está localizado na seção Glossário. O Amazoniar responde às principais perguntas sobre o tema, abordando desafios e possíveis soluções para proteger essas terras públicas. Na página, é possível enviar outras dúvidas, que serão selecionadas e respondidas periodicamente pela equipe.
Acesse o verbete “Floresta pública não destinada” aqui
Redes Sociais
Nas redes sociais do IPAM, você confere a campanha de conscientização das florestas públicas não destinadas, mostrando suas características, benefícios para a humanidade e a relevância de protegê-las do desmatamento ilegal e da grilagem.