Alerta sobre clima do IPAM concorre a prêmio Desafio de Impacto Social Google

23 de maio de 2016 | Notícias

maio 23, 2016 | Notícias

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é um dos dez finalistas do prêmio Desafio de Impacto Social Google 2016 com um aplicativo que levará informações sobre mudanças climáticas para os povos indígenas da Amazônia.

Quatro escolhidos receberão o prêmio máximo, R$ 1,5 milhão. Um deles será definido por votação popular, pelo site https://desafiosocial.withgoogle.com/brazil2016/, entre os dias 23 de maio e 13 de junho, e os demais por um corpo de jurados. Os quatro vencedores serão conhecidos no dia 14 de junho, em um evento em São Paulo.

O projeto do IPAM consiste em uma ferramenta ligada ao SOMAI – Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena (www.somai.org), plataforma on-line que dispõe das informações mais atuais sobre a situação das mais de 380 terras indígenas da região, a área conservada de floresta e as ameaças que sofrem, como desmatamento e variações climáticas.

Ao ser escolhido como um dos quatro vencedores do Desafio de Impacto Social Google 2016, o IPAM poderá desenvolver, no SOMAI, o Alerta Clima Indígena, um aplicativo para dispositivos móveis com alimentação constante sobre previsões sobre secas severas e variações de chuva.

Com essas informações, os indígenas terão condição de se preparar para tais eventos, adaptando por exemplo seu calendário agrícola para não terem impacto na segurança alimentar. Ou, se há um período prolongado de seca, com altas temperaturas, as comunidades podem se prevenir melhor para a ocorrência de incêndios.

Além disso, o aplicativo permitirá aos indígenas inserir dados coletados em suas próprias terras, o que enriquecerá o banco de dados do SOMAI e permitirá a formulação de projeções ainda mais precisas, juntando na mesma base o conhecimento tradicional e o científico.

“Levar informações a essa população significa ajudá-los a se preparar para as mudanças climáticas mas também permite a eles preservar a floresta e seu modo de vida tradicional”, diz a coordenadora do núcleo indígena do IPAM, Fernanda Bortolotto.

Cerca de 110 milhões de hectares da floresta amazônica são atualmente protegidas em forma de terras indígenas. Essa área corresponde a 13 bilhões de toneladas de carbono, estocado na forma de vegetação – que, uma vez preservados, ainda retiram CO2 da atmosfera todos os anos.

“As terras indígenas da Amazônia são fundamentais para a manutenção do equilíbrio climático regional: as florestas servem de ‘regadores’ e ‘ar condicionados’ naturais, beneficiando inclusive a agricultura”, explica o pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho. “Além disso, essas áreas cumprem um papel importantíssimo no controle das mudanças climáticas globais.”

Saiba mais sobre o SOMAI – Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena.

Veja também

See also