A Casa Balaio, histórico casarão no coração de Belém, será a Casa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) nesta quinta-feira (13). Uma série de eventos paralelos estão agendados ao longo do dia.
No ano da COP30, o IPAM celebra 30 anos e compartilha com o público conhecimento sobre mudanças climáticas, gestão do fogo, adaptação, florestas, cidades, Amazônia e Cerrado.
Além disso, o local será palco da edição deste ano do Proteja Talks, que debaterá o uso do fogo tradicional em tempos de mudanças.
Os visitantes também poderão adquirir produtos da sociobiodiversidade, numa parceria com a Assobio, associação reúne pequenos e médios negócios cuja cadeia produtiva e estratégia de impacto se baseiam na Amazônia e sua bioeconomia.
Haverá ainda uma roda de conversa sobre o TransCerrado, expedição científica de sobre duas rodas, com a presença de Joab Marques, ultraciclista que pedalou de São Paulo em direção a Belém.
Durante todo o dia funcionará também o Cine IPAM, com produções audiovisuais do instituto como o premiado minidocumentário “O Chamado do Cacique: herança, terra e futuro”.
A Casa Balaio está na história do IPAM. Entre 2001 e 2010, a instituição funcionou no casarão. Venha participar deste mergulho no passado, a apresentação do presente e de discussões que vão definir o futuro do planeta.
PROGRAMAÇÃO
9h às 10h30
Enraizamento apesar da incerteza: imobilidade em um clima em mudança
Auditório 1
10h às 12h30
Gestão do Fogo nos Estados da Amazônia
Auditório 2
11h às 12h30
Territórios emergentes: Florestas Públicas Não Destinadas
Auditório 1
13h30 às 15h
Cidades Integradas e Resilientes – Conexões do Sul Global
Auditório 1
14h às 15h30
Amazônia e Cerrado conectados pela água
Auditório 2
15h às 17h
Proteja Talks 2025: Uso do Fogo Tradicional em tempos de mudanças
Auditório 1
15h30 às 16h30
TransCerrado: uma expedição científica de bicicleta pela preservação do Cerrado
Auditório 2
16h30 às 17h
Exibição do minidocumentário: O Chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro
Auditório 2
SERVIÇO:
Casa Balaio (Nazaré, 669, Belém)
9h às 17h
Entrada gratuita.


