Selo artesanal valoriza chocolate da agricultura familiar em Altamira

7 de novembro de 2025 | Notícias

nov 7, 2025 | Notícias

Por Suellen Nunes*

O fortalecimento da produção sustentável e o reconhecimento do trabalho de agricultoras e agricultores familiares ganham mais um capítulo na região da Transamazônica, em Altamira (PA). Durante a 42ª Expoalta (Feira Agropecuária de Altamira), em outubro, a agroindústria Chocolates Suk foi reconhecida com o Certificado de Registro Artesanal. 

O empreendimento integra o projeto Sustenta Inova, executado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e parceiros, que apoia empreendimentos locais na qualificação da produção e no fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade.

O Selo Artesanal da ADEPARÁ (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) para produtos de origem vegetal representa um avanço para a agricultura familiar, garantindo a rastreabilidade dos alimentos e assegurando que sejam produzidos conforme boas práticas de fabricação e controle higiênico-sanitário. 

Para os produtores, o reconhecimento agrega valor e diferenciação ao produto artesanal, ampliando as possibilidades de comercialização em todo o território nacional e permitindo o acesso a mercados institucionais, como o da merenda escolar.

“Produzir chocolate artesanalmente sempre foi um sonho. Desde pequena, via minha mãe e minha sogra fazerem doce e cocada de cacau, o que chamávamos de chocolate, torrado, pilado no pilão e envolto na palha de banana. Hoje, poder transformar isso em um produto com estrutura e máquinas é uma grande realização. Sou muito grata ao IPAM, ao Sebrae, ao Sustenta Inova, ao Senar e a todos os parceiros que ajudaram a tornar esse sonho realidade. Ver o selo sair foi uma emoção imensa, uma alegria que encheu o peito. Agora é seguir em frente, valorizando a nossa riqueza da Transamazônica: o cacau”, contou a agricultora familiar e proprietária da “Chocolates Suk”, Cleide Maris Suk.

O processo de certificação também estimula a modernização das agroindústrias, com adequação às normas sanitárias e estruturais, fortalecendo a geração de renda, o emprego e a sustentabilidade da agricultura familiar no Pará. 

“Contribuir para o processo do Selo Artesanal é motivo de muita alegria e orgulho para o IPAM, que já apoia agroindústrias na região há mais de uma década. Esse reconhecimento para as agroindústrias simboliza o potencial da agricultura familiar e o avanço do desenvolvimento sustentável em nossa região. O selo agrega valor, abre mercados e cria novas oportunidades de emprego e geração de renda”, afirmou Thaynara Cavalcante, analista de pesquisa do IPAM. 

Sustenta & Inova

O Projeto Sustenta Inova tem como objetivo consolidar modelos de produção familiar sustentáveis que sirvam de referência para toda a Amazônia. A iniciativa busca transformar o aprendizado adquirido em propostas de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para a valorização das cadeias produtivas da floresta. 

É uma realização do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com IPAM, Cirad (Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e financiado pela União Europeia.

Analista de comunicação no IPAM*.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also