Suellen Nunes*
Com o objetivo de fortalecer a integração entre governos locais e regionais na agenda climática rumo à COP 30, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participa do 4º Encontro Amazônico do ICLEI Brasil(International Council for Local Environmental Initiatives). O evento, que ocorre de 6 a 8 de outubro em Macapá (AP), reúne autoridades, especialistas e representantes de diferentes setores para discutir caminhos de desenvolvimento sustentável para a Amazônia urbana.
Com o tema “Conectando Cidades e Estados Rumo à COP 30”, o encontro é um espaço estratégico de articulação regional preparatória para a conferência climática global que será realizada em Belém, em 2025. O objetivo é incluir as realidades amazônicas no centro do debate climático, destacando desafios e oportunidades para promover uma transição ecológica justa e fortalecer a resiliência das cidades da região.

O evento conta com palestras, oficinas, capacitações e sessões temáticas voltadas à integração entre biodiversidade, clima e justiça social.
“Essa parceria entre o IPAM e o ICLEI se consolida a partir de um olhar voltado para cidades mais sustentáveis e integradas. O IPAM contribui com seu ‘know-how’ em estudos e diagnósticos, buscando compreender como as conexões entre ciências e políticas públicas podem orientar decisões estratégicas. É um processo construído com escuta à população local com o objetivo de fortalecer narrativas que apontem para um desenvolvimento mais sustentável da região”, afirmou Raquel Poça, analista de pesquisa do IPAM.
Governos Locais pela Sustentabilidade
“Estar nesse evento do ICLEI representa um passo importante dentro do novo planejamento estratégico do IPAM, que agora tem o eixo Cidades Integradas como uma das prioridades. Esse eixo expressa nosso compromisso em aproximar ciência, comunidades locais e políticas públicas. Estamos unindo forças com instituições que já atuam nesse tema, levando a experiência que o IPAM construiu ao longo de mais de 30 anos na Amazônia e, mais recentemente, no Cerrado para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável a partir do conhecimento científico e da realidade local”, finaliza Raquel.

O ICLEI é uma rede internacional que reúne mais de 2.500 cidades e regiões dedicadas a promover um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Presente em mais de 125 países, a organização atua para orientar políticas públicas e apoiar ações que tornem os territórios mais resilientes, inclusivos, neutros em carbono e alinhados aos princípios da economia circular e da conservação da natureza.
“O 4º Encontro Amazônico é um momento essencial de preparação dos municípios e governos estaduais associados ao ICLEI para a COP 30. Queremos que esta seja a COP da implementação, com uma pauta sólida dos governos locais e regionais. Realizar o evento aqui, em Macapá, é muito significativo, pois mostra que a conferência não se limita a Belém, a cidade-sede, mas se estende por toda a região Norte e além. A COP precisa gerar impactos que alcancem todos os territórios, não apenas na Amazônia, mas em todo o planeta”, destacou Isabela Ide, representante do ICLEI América do Sul.

A realização dos Encontros Regionais na Amazônia teve início em 2022, com o 1º Encontro Regional em Barcarena (PA), seguido pelo 2º Encontro em 2023, em Porto Velho (RO), e pelo 3º Encontro em 2024, em Boa Vista (RR). O 4º Encontro contou com espaço dedicado a debates preparatórios para a COP 30.
Analista de comunicação no IPAM.*


