Maranhão avança em plano estratégico para a conservação ambiental

14 de agosto de 2025 | Notícias

ago 14, 2025 | Notícias

Uma oficina, coordenada pelo SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) do Maranhão, com apoio técnico do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), discutiu na última terça-feira (12), o plano de monitoramento PPCDQ (Planos de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Maranhão).

A política pública é voltada à redução do desmatamento e queimadas, viabilizando à sustentabilidade e a resiliência do território maranhense.

O evento discutiu a estratégia de monitoramento voltada à priorização de ações capazes de reverter o avanço do desmatamento e da degradação ambiental no Maranhão, voltados para orientar e aprimorar as soluções que conciliem conservação ambiental e o fortalecimento do setor produtivo.

“Monitorar é importante tanto para entender os caminhos e os avanços, como também para corrigir e dar transparência para o Estado e para a sociedade civil sobre ações que estão sendo implementadas para a redução do desmatamento e dos incêndios florestais”, comenta Jarlene Gomes, pesquisadora do IPAM.

O plano de monitoramento PPCDQ é estratégico para avançar sobre as metas de redução do desmatamento e de queimadas por meio de ações estruturantes que garantam transparência na política pública, fortalecendo a credibilidade do Estado para o acesso a novas oportunidades de financiamentos climáticos.

A oficina contou com a participação da GPTI (Grupo Permanente de Trabalho Interinstitucional), formado por representantes de órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e organizações parceiras.

Os participantes puderam colaborar na implementação e estratégia do plano, apresentando sugestões e alinhamentos de responsabilidades para monitoramento, visando o fortalecimento e eficiência na execução das ações.

Dentro da oficina, representantes institucionais do Acre trouxeram sua experiência sobre os desafios, direcionamentos e execução do monitoramento do seu plano estadual.

“A escuta da participação do Acre, que já está na terceira implementação do PPCDQ, nos traz um case de sucesso, nos mostrando experiências positivas, com oportunidades que podemos trazer aqui para o nosso Estado”, relata Orquelina Costa, secretária adjunta de recursos ambientais.

O PPCDQ do Maranhão apresenta as diretrizes estratégicas, metas e ações do Estado com o objetivo de reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, bem como controlar as queimadas e os incêndios florestais.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also