Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: histórico, tendências e oportunidades

18 de fevereiro de 2016

fev 18, 2016

Ane Alencar, Cassio Pereira, Isabel Castro, Alcilene Cardoso, Lucimar Souza, Rosana Costa, Antônio José Bentes, Osvaldo Stella, Andrea Azevedo, Jarlene Gomes, Renata Novaes

O livro “Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: Histórico, Tendências e Oportunidades” tem por objetivo apresentar a dinâmica do desmatamento nos assentamentos da reforma agrária localizados no bioma Amazônia, além de identificar os fatores sociais, ambientais e econômicos que, historicamente, têm determinado um maior ou menor grau de sucesso ambiental no processo de assentamento de clientes da reforma agrária na região. Este trabalho é fruto de uma parceria de dois anos entre o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

O livro apresenta e discute as condições favoráveis do Brasil à implementação de um regime nacional de REDD+ e propõe dois modelos de estrutura institucional para a repartição de benefícios: um baseado na distribuição por estados e outra por categorias fundiárias. REDD+ é aqui discutido como um elemento importante na transição do modelo de desenvolvimento da Amazônia para um de baixas emissões de carbono, com distribuição de renda e justiça social.

Brazil’s “Low-Carbon Agriculture” Program: Barries to implementation

Brazil’s “Low-Carbon Agriculture” Program: Barries to implementation

Brazil launched the “Low-Carbon Agriculture” Plan and a special line of credit: the ABC Program. However, the program has been slow in getting off the ground. To understand why, the Amazon Environmental Research Institute (IPAM) conducted more than forty interviews with members of various producer, cooperative, association and industry groups, as well as the government.