Localizada no Estado de Goiás, a cidade de Pirenópolis está entre os principais destinos turísticos do Cerrado. É lá que, há três anos, Adriele Rezende recebe pessoas de diversos lugares para realizar um passeio pelo Rancho das Palmeiras, local de ecoturismo que possibilita a vivência e o aprendizado sobre a natureza, ao mesmo tempo em que protege as áreas de vegetação nativa.
A ideia inicial, segundo Adriele, era aumentar as opções de lazer na cidade, priorizando a conservação das áreas de APP (Área de Preservação Permanente). “Assim, conseguimos usufruir de tudo o que o Rio do Peixe [que passa pela propriedade] oferece sem invadir o seu espaço”, explica.
A proprietária ressalta que é possível conservar a natureza e desfrutar do que ela oferece. “É necessário sempre pensar em mais arborização, conscientização e preservação, para o espaço e para o Rio em si, mantendo o ecoturismo do local vivo”.
Adriele conta que, em outubro de 2023, o Rio passou por uma enchente – as cabeceiras receberam mais de 200 milímetros de chuva em menos de 24 horas, segundo a Defesa Civil. “Sabemos que é um risco passar por esse tipo de evento, mas não temos como lutar contra a natureza. É necessário seguir preservando”, comenta Adriele.
A proprietária relata que o Rio está cada vez mais seco, mesmo após a enchente. “Estamos lutando contra a destruição e o desmatamento, fazendo o caminho contrário, por meio do ecoturismo, incentivando a conservação e a sustentabilidade, para que possamos ter o fluxo de água que havia antigamente.”