IPAM assina acordo inédito para mudanças climáticas na Semana do Clima de NY

27 de setembro de 2024 | Notícias

set 27, 2024 | Notícias

Em parceria com o governo do Estado do Pará e Woodwell Climate Research, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) assinou, na quarta-feira (25), durante a Climate Week de Nova Iorque, um memorando de entendimento voltado ao desenvolvimento de ações de pesquisa em adaptação e contribuições para as políticas públicas e estratégias para a COP30.

O acordo prevê planos de adaptação local, além de estudos científicos para mapear os riscos climáticos no Estado, sempre com soluções baseadas na natureza.

“Ter a capacidade de preparar as cidades com as resiliências necessárias para que estejam qualificadas e capacitadas é absolutamente necessário. Assim, mesmo que tardiamente, poderemos recuperar o tempo perdido e implementar estratégias baseadas na ciência”, afirmou Helder Barbalho, governo do Pará, que agradeceu ao IPAM e o Woodwell pela parceria. “O Estado do Pará pelo exemplo, pela determinação, pode ser a grande locomotiva para que o Brasil construa soluções baseadas na natureza, e que possamos fazer um novo tempo e colaborar com o planeta.”

André Guimarães enfatizou que, muito mais do que apontar os riscos climáticos, é preciso avançar para implementar as soluções. “Temos que trabalhar coletivamente. Não há uma solução única para os problemas que enfrentamos hoje”, frisou. “Não existe solução sistêmica para o problema climático se a gente não envolver grande parte da sociedade.”


Primeiros resultados

O estudo aponta que os meses mais quentes da região estão ficando ainda mais quentes, e um número crescente de dias por ano está atingindo temperaturas de bulbo úmido perigosamente altas, aumentando o risco de estresse térmico severo, especialmente em uma cidade onde a maioria das atividades econômicas ocorre ao ar livre.

Também foi constatado que a temporada de incêndios no Pará está se alongando, expondo as comunidades locais a períodos prolongados de piora na qualidade do ar.

As ações visam a COP-30 (Conferência do Clima das Nações Unidas) que serão realizadas em 2025 em Belém.

O Woodwell também liderará uma iniciativa chamada UnLOCS, Desbloqueando Oportunidades Baseadas na Terra para Soluções Climáticas, que vai identificar oportunidade de dar escala para soluções baseadas na natureza usando como referência casos como o mercado voluntário de carbono e ações que promovam benefícios para comunidades locais, ecossistemas e a economia.

“Estamos orgulhosos de estarmos a fazer parceria com o anfitrião COP 30 do ano que vem no trabalho que fornece um exemplo claro de como colmatar esta importante lacuna de informação para o estado do Pará”, declarou Wayne Walker, diretor científico do Woodwell.

* com agência Pará

Veja também

See also