Atividade prepara servidores públicos para debater clima e REDD+

3 de junho de 2024 | Notícias

jun 3, 2024 | Notícias

Por Elias Serejo* 

Com foco na interlocução entre servidores públicos do Pará e a agenda socioambiental, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental) e a SEMAS-PA (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) realizaram nos dias 28 e 29 de maio o primeiro módulo do Curso de Formação Continuada sobre Mudanças Climáticas e REDD+.  

O curso, parte da construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no estado, pretende capacitar os servidores para atuar na elaboração e implementação da política de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). De acordo com Raissa Guerra, pesquisadora do IPAM, o evento inicial teve como foco o compartilhamento de conceitos e informações sobre mudanças climáticas. “Assim como negociações internacionais sobre o clima e as principais políticas climáticas em vigor no Brasil e no Pará”, informou. 

Gustavo Furini, pesquisador do IPAM, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das capacidades técnicas dos servidores estaduais. “Além das palestras, realizamos trabalhos em grupo para que os participantes pudessem debater de que forma estes temas se relacionam com suas ações cotidianas. Entendemos que essa primeira sessão foi bastante produtiva”, afirmou Furini, demonstrando otimismo com os resultados iniciais do curso. 

Nas próximas sessões, previstas até metade de agosto, serão abordados temas como o mecanismo de REDD+, créditos de carbono e os componentes essenciais para garantir o pleno funcionamento do Sistema Jurisdicional de REDD+. 

Foto: Elias Serejo/IPAM

Avaliações 

Os participantes do curso expressaram entusiasmo com a qualidade do conteúdo e a metodologia adotada. Alex Rogério Rodrigues Cardoso, técnico bancário chefe do subnúcleo de crédito de carbono do Banpará, enfatizou a importância do curso para o alinhamento das ações do banco com a sustentabilidade. “Em função da COP 30, o banco está promovendo várias ações voltadas para a sustentabilidade. Esse tipo de informação é ideal para nós, principalmente para a integração do Banpará com os demais órgãos do governo do estado. A didática repassada e o empenho dos palestrantes em garantir o entendimento de todos foram excelentes”, declarou Cardoso. 

Ele acrescentou que o Banpará está no processo de estruturar uma carteira de créditos de carbono e para isso o órgão está na fase de contratação de uma consultoria especializada. “Antes de lançarmos esse produto no mercado, precisamos entender essas demandas e os atores envolvidos na bioeconomia e sustentabilidade. Queremos ver o lado econômico, social e ambiental dessa questão”, completou. 

Letícia Braga, bióloga que atua na gerência de atividades agropecuárias na diretoria de gestão florestal da SEMAS-PA, também destacou a relevância do curso. “O tema de mercado de carbono está em alta e nós, na secretaria, sabemos que várias iniciativas estão sendo desenvolvidas nessa área. Vim para me inteirar sobre o que está sendo desenvolvido e como nosso setor, que envolve pecuária e florestas, pode ser incluído. O curso está sendo excelente, com muitas novidades, mesmo para alguém como eu, que já trabalha com o assunto no doutorado. A abordagem dos palestrantes é atual e surpreendente”, elogiou Braga. 

Próximos passos 

O principal objetivo desta capacitação continuada é ampliar o conhecimento dos técnicos e servidores sobre temas críticos de sustentabilidade e mudanças climáticas. As sessões subsequentes prometem aprofundar discussões sobre REDD+, créditos de carbono e as políticas necessárias para a implementação eficiente do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará. 

A ação do IPAM em Belém foi estruturada com o objetivo de estruturar uma base sólida de conhecimento e integração entre as diversas secretarias e órgãos envolvidos. A iniciativa pretende fortalecer a capacidade técnica dos servidores, e posicionar o Pará como um protagonista no cenário das negociações climáticas internacionais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. 

Quer saber mais sobre mudanças climáticas e REDD+? 

Acesse: https://www.semas.pa.gov.br/redd/  

*Analista de comunicação do IPAM



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also