O novo capitalismo ambiental pode salvar a Amazônia?

28 de julho de 2007

jul 28, 2007

A revista Época traz matéria sobre a improvável aliança entre ambientalistas e grandes fazendeiros para criar práticas sustentáveis de cultivo da soja e preservação da floresta.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) entre 2012 e 2017, o projeto “Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS): o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono”, que será apresentado nesta publicação, fornece subsídios para a construção desse novo modelo de agricultura familiar, capaz de enfrentar os desafios impostos pela agricultura de baixo carbono e de levar desenvolvimento sustentável para a região. Em cinco anos de atividades, o PAS beneficiou 2.700 famílias de três assentamentos de reforma agrária no Estado do Pará, mostrando que é possível reduzir o desmatamento em 73% e aumentar a produção, em média, em 120%. Para chegar a esse resultado, foram empregadas medidas para regularização ambiental, melhoria dos sistemas produtivos, fomento da cadeia de valor e valorização da floresta em pé, que serão apresentadas neste sumário executivo e detalhadas na publicação.

Tanguro Project – Report

Tanguro Project – Report

The Tanguro Project has begun in 2004 focusing on the development of innovative techniques for the recovery of degraded areas at the agricultural frontier. Since then, the goals have expanded. The interdisciplinary group of researchers is currently studying the processes that affect an ecosystem in order to outline an agricultural production model that is balanced with conservation of the Amazon and Cerrado.