Intensificação da Bovinocultura de Corte na Amazônia e seus Benefícios

10 de outubro de 2016

out 10, 2016

Marcelo C. C. Stabile, Cecília G. Simões, Andrea A. Azevedo

Esta Nota Técnica tem por finalidade apresentar as características da bovinocultura de corte na Amazônia, bem como mostrar os possíveis benefícios decorrentes do aumento de produtividade da atividade. Aos gestores públicos, o documento busca esclarecer a importância estratégica de um melhor uso da terra, com benefícios para o produtor e para o meio ambiente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento rural de baixas emissões de carbono.

O foco na produção de carne na Amazônia se deve ao fato de que a maior parte das terras desmatadas no bioma é usada para esta atividade. Assim, para atender à demanda crescente sem gerar desmatamento, a produção deve ser aumentada por meio de melhoria na produtividade, ao mesmo tempo que se garante a eficiência nas políticas públicas de inibição de desmatamento.

Para mostrar o caminho rumo a esse modelo sustentável de bovinocultura são ilustrados neste documento: a) os cenários de aumento de demanda por carne bovina e os benefícios que eles geram, b) como e onde a intensificação é mais viável, e c) como é possível facilitar o processo de intensificação. São mostrados também dois estudos de caso, um no Acre e um em Mato Grosso, onde se identificam os gargalos para intensificação, e são listadas algumas recomendações e conclusões.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Clima florestal em Bali

Clima florestal em Bali

Artigo opinativo na revista Página 22 sobre a Conferência do Clima (COP13) em dezembro de 2007, que afastou o risco de descontinuidade do mercado de carbono após 2012 e, finalmente, decidiu tratar das emissões do desmatamento tropical. ABIFADEL, MARIA FERNANDA;...

Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

Este documento contextualiza a iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), e os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio, no engajamento para a construção de parcerias intermunicipais que resultem na redução de emissões de gases de efeito estufa causadas por queimadas e desmatamento (REDD) em seus territórios.