De conceito e compromissos à ação – Implementando a abordagem jurisdicional para produção sustentável em Mato Grosso e Pará

17 de setembro de 2018

set 17, 2018

Paula Bernasconi, Cecilia Simões, Marcelo C. C. Stabile, Stephan Schwartzman, Brenda Brito, Renan Moura, Rodrigo G. P. Junqueira, Ricardo Abad

Na última década, a taxa de desmatamento na Amazônia brasileira reduziu cerca de 65%, passando de 19.625 km2 (média de 1996 a 2005) para cerca de 6.947 km2 em 2017, o que equivale a uma redução de 4,88 Gt/CO2 e das emissões de gases de efeito estufa. Esse resultado levou o Brasil à liderança mundial na redução de emissões, ao mesmo tempo que o país aumentava significativamente sua produção de soja e gado na Amazônia Legal.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono

Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono

Com o intuito de promover um diálogo qualificado sobre os caminhos da produção familiar rumo a uma produção de baixa emissão de carbono, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria institucional com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra - Ministério do Desenvolvimento Agrário), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizou um seminário, no dia 13 de junho de 2013, intitulado “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”. O livro traz os artigos escritos pelos especialistas que participaram do evento e foram elaborados com uma visão para a diversidade que permeia todos os biomas, divididos em eixos lógicos que procuraram responder aos desafios da agricultura familiar.

Guia metodológico – programa ATER Mais Gestão

Guia metodológico – programa ATER Mais Gestão

Elaborado para a adequação de metodologia para “Novos Instrumentos de ATER para organizações econômicas da Agricultura Familiar” no âmbito do projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”. O propósito do documento é servir de orientação e apoiar a capacitação de técnicos das instituições de ATER diretamente implicados no fortalecimento das organizações e empreendimentos da agricultura familiar na região amazônica.