Guia do capacitador

22 de maio de 2020

maio 22, 2020

Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudia de Souza, Gunter Viteri, Ladjane Caporal, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Daniel Dias Moreira

O Guia do Capacitador é parte do conjunto de materiais do Programa CapGestão Amazônia. O propósito deste Guia é contribuir aos profissionais que trabalham com:

  • Gestão de organizações econômicas de base familiar na região amazônica;
  • Organizações que apoiam as cadeias de valor como ONGs, Universidades e Centros de Formação e Pesquisa, governos, dentre outros.

Este material é um Guia para os técnicos, participantes no Programa CapGestão Amazônia. Ele apresenta, de forma rápida e sistemática, um conjunto de ferramentas que poderá apoiar no desenho e implementação das oficinas pelos (as) técnicos (as) com os grupos locais (grupos informais, Associações e Cooperativas).

Há muitos cursos para formação no meio rural para técnicos/as de assistência técnica e extensão rural, produtores e produtoras, lideranças de empreendimentos. Em sua maioria são voltados para a formação de adultos. No entanto, a realidade que se apresenta em diferentes experiências, tem denotado a dificuldade do uso de metodologias voltadas para esse público.

Levando em conta esse contexto, o Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável procurou trazer este Guia, com o objetivo de qualificar consultoras/es, técnicas/os, professores/as, formadores/as, em suas atividades de formação para adultos.

O Guia está subdivido em duas partes. A primeira disserta sobre o ciclo de aprendizagem ativo e os diversos estilos de aprendizagem. Já na segunda, o leitor saberá dicas para o planejamento efetivo de uma capacitação.

No Guia, o leitor encontrará as bases conceituais para compreender como e o que os adultos aprendem, assim como a necessidade de considerarem os princípios de educação de adultos no desenho de eventos de capacitação.

Adicionalmente se introduz o conceito do ciclo de aprendizagem experiencial unido às preferências de aprendizagem que destacam a importância de se integrar diversos métodos para manter a atenção e o engajamento no processo de formação.

Finalmente se oferecem algumas recomendações básicas para o desenho e planejamento de eventos de capacitação.

Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/Ipam Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Net primary productivity and seasonality of temperature and precipitation are predictors of the species richness of the Damselflies in the Amazon

Net primary productivity and seasonality of temperature and precipitation are predictors of the species richness of the Damselflies in the Amazon

Several hypotheses have been proposed to explain the mechanisms that generate temporal and spatial species richness patterns. We tested four common hypotheses (water, energy, climatic heterogeneity and net primary productivity) to evaluate which factors best...