Guia metodológico – programa ATER Mais Gestão

22 de novembro de 2018

nov 22, 2018

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Ailton Dias dos Santos, Andreia Bavaresco, Helio Pontes, José Fragoso Junior, Viviane Gonçalves, Cláudia de Souza, Moacir Chaves Borges, Patrícia Yukari Andrade Kato, F. Camargo, Vera Greiner-Mann, Tatiana Aparecida Balzon, Gunter Viteri, Ladjane Ramos Caporal.

 

Este Guia foi elaborado para a adequação de metodologia para “Novos Instrumentos de ATER para organizações econômicas da Agricultura Familiar” no âmbito do projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”.

O material oferece um caminho ou fio condutor para o trabalho de assessoria técnico-gerencial voltado para organizações cooperativas e associativas. A construção deste caminho envolve:

  • A definição dos princípios gerais e base conceitual da metodologia do programa Mais Gestão;
  • A revisão dos instrumentos de diagnóstico das áreas funcionais da gestão das organizações;
  • A definição de um método para a avaliação do nível de maturidade e estágio de desenvolvimento das organizações;
  • Orientações quanto ao processo de planejamento do ciclo de assessoria e desenvolvimento organizacional; e
  • A sistematização de uma “caixa de ferramentas” metodológicas que tem potencial de uso no trabalho do ATER Mais Gestão

Esta edição foi elaborada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/IPAM.

Baixe as tabelas de “Sistematização do Cadastro do Empreendimento”, adicionais ao Guia Metodológico:

 

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Esse relatório avalia se o sistema atende os quatro elementos destacados previamente para a boa gestão ambiental: transparência, coordenação com outros entes/bases, prevenção de fraudes e prestação de contas (accountability). Os dados foram coletados em duas reuniões com o SFB (março de 20153 e fevereiro de 2016) e na legislação aplicável ao tema. O relatório também apresenta, quando pertinente, prática de outros órgãos governamentais (na esfera federal ou estadual) em temas semelhantes. Os resultados são apresentados a seguir a partir de cada um dos temas elencados, com indicações de problemas e recomendações de melhoria.