Diretores do IPAM comentam lançamento de Programa Internacional e desejam a todos Boas Festas

20 de dezembro de 2010 | Notícias

dez 20, 2010 | Notícias

É com prazer que informamos o lançamento do Programa Internacional do IPAM em uma celebração em Cancun poucos dias antes das negociações da ONU chegarem a um acordo sobre REDD! A simetria história entre o IPAM e REDD remonta exatamente uma década, quando  na cúpula da ONU sobre clima em Haia, o IPAM iniciava sua batalha para incluir as florestas tropicais no Protocolo de Quioto, algo que não aconteceu. Três anos depois, em Milão, nossa idéia de compensar os países por suas reduções nacionais de emissões de carbono a partir do desmatamento ganhou força. Em 2005 essa idéia foi incluída nas negociações oficiais da ONU e, cinco anos depois, em Cancun, um acordo de REDD foi finalmente alcançado. Ainda há muito trabalho a ser feito para ter o REDD como uma realidade concreta, mas um marco importante para a questão das mudanças climáticas e a proteção das florestas tropicais foi alcançado!

Como a Senadora Marina Silva explicou para nossos 80 convidados em Cancun, a habilidade do IPAM em impulsionar processos políticos de peso dentro da ONU, do Brasil (Política Nacional de Mudanças Climáticas), e dos grandes estados amazônicos  do Brasil (Acre, Mato Grosso, Pará) deve-se à excelência do nosso trabalho científico, à profundidade e rigor de nossas análises, e ao compromisso com a capacitação das organizações que representam os povos da floresta tropical.

Baseados em um princípio de pragmatismo, envolvemos a agroindústria e pecuaristas na agenda da produção responsável, o que nos permitiu construir, juntamente com a Aliança da Terra, o maior cadastro voluntário de propriedades de fazendeiros e pecuaristas que praticam o uso responsável de seus recursos naturais.

O Programa Internacional do IPAM nasceu com uma importante agenda para 2011. Apoiaremos os governos do Acre e da Califórnia na construção da primeira ponte entre um programa de REDD governamental e uma política de cap-and-trade.  Projetaremos um fundo internacional para permitir que dois milhões de agricultores de todo o mundo possam cumprir os critérios de uma das mesas redondas de commodities agrícolas (RTRS-Soja, BSI-Cana de Açúcar, RSPO-Óleo de Palma) – onde todas excluem o desmatamento de suas cadeias produtivas. E assumiremos nosso novo papel como Secretário do Fórum para Preparação para REDD, o qual se dedica à capacitação sul-sul para o desenvolvimento rural com baixas emissões.

O Programa Internacional do IPAM nasce como uma instituição sem fins lucrativos (tipo 501(c)3) com sede em São Francisco, Califórnia, mas permanece como parte integrante do IPAM, cuja a sede está no Brasil, em Belém do Pará.  Contamos dentre nossos parceiros internacionais com o Environmental Defense Fund, Woods Hole Research Center, COICA, Força?Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), Carnegie Institute of Science (Stanford), WWF-US, Aliança da Terra, Forest Trends, Tropical Forest Group, Terrestrial Carbon Group, e vários outros.

Para mais informações a respeito do IPAM e seu novo Programa Internacional, acesse: www.ipam.org.br.  Para mais informações sobre como nos apoiar em nossa missão, acesse:

Desejamos a você as mais felizes Festas!

 

Dr. Paulo Moutinho

Diretor Executivo – IPAM     


Dr. Daniel Nepstad

Coordenador Programa Internacional – IPAM

 

Veja também

See also