Pesquisadores analisam a conexão entre produção de alimentos, energia e água

19 de abril de 2018 | Notícias

abr 19, 2018 | Notícias

Os esforços para o aumento na produção de alimentos têm focado na intensificação e adoções de novas técnicas de manejo para mitigar os efeitos dos extremos climáticos. Estas medidas, no entanto, podem aumentar as demandas de uso da água e de energia, o grau de ameaça da biodiversidade, e a vulnerabilidade dos pequenos agricultores e comunidades tradicionais que sofrem com as rápidas mudanças na paisagem. Analisar os impactos, riscos e oportunidades dessas interações são os objetivos de um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG/UFG), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Woods Hole Research Center (WHRC) com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto “Considerando o nexo entre segurança hídrica, energética e alimentar e as comunidades tradicionais: uma abordagem integrada para o Cerrado” começou em janeiro de 2018 e vai até 2020. Para desenvolver os estudos os pesquisadores utilizarão dados de sensoriamento remoto, cenários de desenvolvimento de políticas e infraestrutura.

“O projeto aborda questões cruciais não somente para o Cerrado, mas também para os desafios globais de sustentabilidade ao tratar das interações entre as seguranças hídrica, alimentar e energética”, diz Mercedes Bustamante, coordenadora do projeto e professora da UnB.  “Há ainda ações que visam a estabelecer quais as áreas prioritárias para restauração contribuindo para conservação da biodiversidade”, afirma.

“As informações geradas neste projeto, se colocadas em prática por tomadores de decisão, poderão gerar ações que promovam o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira agrícola do Cerrado, contribuindo para o aumento da produção agrícola e o bem estar das populações”, afirma o pesquisador do IPAM Divino Silvério.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://bit.ly/nexusunb

Veja também

See also