Termo de Referência: 67.2024.112683
Websérie sobre restauração de áreas alteradas no Oeste de MT
Título: Websérie sobre restauração de áreas alteradas no Oeste de MT
Recebimento de propostas: envio das propostas até 01/12/2024
Enviar para: COMPRAS e CONTRATOS – compras@ipam.org.br, fernanda.xavier@ipam.org.br;
1. IDENTIFICAÇÃO
O presente termo de referência tem como objetivo realizar a contratação de consultoria especializada para produzir uma websérie restauração de áreas degradadas e alteradas e um vídeo institucional no âmbito do Projeto “Paisagens Sustentáveis e Inteligentes para o clima no Oeste de Mato Grosso – MT.
2. SOBRE O IPAM
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia que atenda às aspirações sociais e econômicas da população e que mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região.
3. CONTEXTO
Mato Grosso é um estado da região Centro-Oeste do Brasil e possui uma área de mais de 90,3 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 10% da área total do país, com superfície semelhante à soma das áreas da França e da Alemanha juntas (90,8 milhões de hectares), com 3 biomas: Amazônia, Cerrado (Savana Brasileira) e Pantanal. Contudo, a grandeza do estado não se limita à sua superfície e biomas, mas se estende à produção agrícola e animal, onde se tornou uma grande potência, com significativa contribuição para a economia brasileira e reconhecimento internacional, na produção de grãos, especialmente soja, além de um diferencial significativo na produção pecuária, com o maior rebanho bovino do país e também a maior safra de grãos.
Para essa paisagem, Mato Grosso lançou em 2015 a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) na COP 21 em Paris, que se trata de uma abordagem jurisdicional com potencial para evitar as emissões de 6 Gigatons de CO2 eq. de 2015 e 2030. É uma iniciativa multissetorial com o Governo de Mato Grosso, setor privado, sociedade civil e produtores que visa promover a transição de uma agricultura convencional para um modelo sustentável e regenerativo (Produzir), reduzindo o desmatamento e implementando a Floresta Brasileira Código (Conservar) e incluir pequenos agricultores e povos indígenas numa perspectiva socioeconômica (Incluir).
Com base em tais compromissos, em 2023 foi iniciado um projeto apoiado pelo Land Innovation Fund cujo objetivo geral é apoiar a promoção da redução do desmatamento e da conversão de vegetação nativa associados à produção de commodities, reduzir as emissões da produção de soja e avançar com a implementação do Código Florestal e a agenda de restauro no oeste de Mato Grosso.
O projeto pretende ampliar o alcance da abordagem territorial de paisagem baseada na iniciativa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), que, sob a coordenação do IPAM, e em parceria com a Produzindo Certo e ProForest, reúne um conjunto de soluções de inovação conjugadas em favor de uma agricultura sustentável e inteligente para o clima.
Dentre as ações da iniciativa estão a governança inclusiva, assistência técnica para aumentar a produtividade sustentável e o cumprimento do código florestal e das leis trabalhistas; e uma agenda de conservação de ativos florestais e restauração com potencial para ganhar escala.
No âmbito das ações de restauração, inclui-se a produção de uma webserie para a captar as experiências dos produtores parceiros no processo de restauro, além de um vídeo para a divulgação da iniciativa sob uma perspectiva de paisagem.
4. PRODUTOS
- WebSerie:
Objetivos:
Produção de uma Websérie organizada em 06 capítulos e 06 teasers, a serem divulgados nas redes sociais, páginas oficiais e youtube do IPAM, do LIF, e demais parceiros do consórcio Oeste de Mato Grosso, divulgando a experiência de produtores familiares na restauração de áreas degradadas e alteradas, no âmbito da iniciativa de Paisagem Produtiva e Sustentável do Oeste de Mato Grosso.
Detalhamento dos entregáveis:
- 6 episódios de até 05 minutos + 06 teasers, sendo 01 para cada episódio mostrando a experiência de produtores familiares na restauração de áreas degradadas, incluindo imagens de projetos de restauração existentes e em andamento; de estruturas que dão suporte à cadeia da restauração (por exemplo, viveiros de mudas nativas, feiras locais, instituições que apoiam a agricultura familiar na região); entrevistas com os atores locais (produtores, representantes de instituições vinculadas à cadeia, técnicos que prestam assistência técnica, etc)
- Documentos de relatos – relatórios (transcrição e resumo do conteúdo principal)
- Roteiro – entrega de roteiro da websérie
- Imagens – fotos, vídeos curtos, imagens com drones (caso ocorram), etc.
- Vídeo Institucional – material audiovisual
Objetivos:
Elaboração de um vídeo institucional contendo a chamada e divulgação para as ações que vêm sendo executadas no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis e Inteligentes para o Clima no Oeste de Mato Grosso, em parceria com as instituições do Consórcio Oeste.
Detalhamento dos entregáveis:
- 1 vídeo institucional de até 05 minutos;
5. QUALIFICAÇÃO NECESSÁRIA
Os serviços de consultoria especializada deverão ser realizados por uma empresa com comprovada experiência no desenvolvimento de:
- Produção Audiovisual: A empresa deve ter experiência em produção de vídeos, incluindo roteirização, filmagem e edição.
- Direção de Arte: Para garantir que a estética visual da websérie e do vídeo institucional esteja alinhada com a mensagem do projeto.
- Roteiristas: Profissionais que possam criar roteiros envolventes para os episódios e teasers.
- Edição de Vídeo: Especialistas em edição que podem montar os vídeos de maneira atraente e profissional.
- Marketing Digital: Para a divulgação nas redes sociais e otimização do alcance dos vídeos.
- Design Gráfico: Para criar elementos visuais que acompanhem a divulgação e postagens para redes sociais.
Além disso, a empresa deve possuir as seguintes qualificações:
- Experiência prévia em produção de webséries ou projetos semelhantes.
- Portfólio demonstrando trabalhos anteriores relevantes.
- Conhecimento em marketing digital, especialmente em estratégias para redes sociais e YouTube.
- Referências de clientes anteriores e depoimentos.
6. FORMA DE APRESENTAÇÃO
Os produtos deverão ser entregues através de transferência remota (ex.: e-mail, web transfer, drive ou outra aplicação digital), em português e nos formatos Word, PDF e Power Point.
Os produtos deverão ser entregues para a equipe do IPAM, a qual poderá solicitar ajustes e retificações no relatório, dentro do prazo máximo de 15 dias.
7. INSUMOS NECESSÁRIOS
A contratada deverá realizar o trabalho utilizando seu próprio acervo técnico, equipamentos, softwares, espaço físico e demais recursos próprios para a execução dos produtos.
A contratada deverá dispor de meios de transporte e tecnológicos para participação nas reuniões e ter disponibilidade para viagens para os municípios envolvidos no projeto e para a capital Cuiabá e outras regiões de interesse para o desenvolvimento da consultoria.
Os custos de viagem (passagens, diárias para hospedagem e alimentação), assim como todo o apoio logístico para deslocamentos até os locais previstos para a realização das capturas de imagens e entrevistas deverão ser incorporados na proposta da empresa proponente, sendo a mesma responsável por tais despesas.
Com o objetivo de orientar o desenvolvimento da proposta, estima-se a necessidade de aproximadamente 04 viagens de campo com duração de 05 dias cada. No entanto, essa previsão pode variar conforme o Plano de Trabalho (Produto 1) e com as necessidades identificadas ao longo da execução do trabalho.
A empresa contratada irá contar com apoio técnico, institucional e operacional local junto à sede do IPAM em Cuiabá, bem como com acesso aos arquivos e documentos necessários ao bom andamento da consultoria, sempre de acordo com a Equipe do IPAM.
O IPAM e parceiros do Consórcio (Instituto PCI, Proforest e Produzindo Certo) podem facilitar a interface entre a empresa contratada e autoridades estaduais e municipais, e da sociedade civil para obtenção de informações e entrevistas.
8. CRONOGRAMA DE EXECUAÇÃO E PAGAMENTOS
As atividades descritas neste TdR serão desempenhadas em um prazo de 04 (quatro) meses, a contar da data de assinatura do contrato, de acordo com o cronograma de entrega dos produtos, podendo ser prorrogado conforme acordo entre as partes. A empresa a ser contratada deverá realizar as atividades descritas, apresentando como resultado os produtos específicos nos prazos relacionados, conforme tabela a seguir:
Produto | Nome do Produto | Prazo de entrega (dias) | Valor percentual |
01 | Plano de trabalho, definição da estrutura da websérie e teaser do primeiro capítulo da webserie | 15 | 15% |
02 | Definição da estrutura vídeo institucional, primeiro capítulo da webserie e teaser do segundo capítulo | 40 | 15% |
03 | Segundo capítulo da webserie e teaser do terceiro capítulo | 60 | 15% |
04 | – Terceiro capítulo da webserie e teaser do quarto capítulo;
– Quarto capítulo da webserie e teaser do quinto capítulo; e – Vídeo institucional |
90 | 30% |
05 | – Quinto capítulo da webserie e teaser do sexto capítulo; e
– Sexto capítulo da webserie |
120 | 25% |
TOTAL (%) | 100% |
Quaisquer modificações no escopo ou prazo de entrega, desde que seja elaborada uma justificativa por escrito, além de um novo cronograma, deverão ser encaminhadas e previamente aprovadas pela equipe do IPAM.
A forma de remuneração dos serviços é por preço global, inclusos no custo da contratação a remuneração dos serviços prestados pela consultoria, bem como todas as despesas de deslocamento e todos os encargos sociais estipulados na legislação fiscal e trabalhista.
O contrato será celebrado pelo IPAM, com recursos do Land Innovation Fund.
Maior detalhamento dos produtos a serem entregues, pode ser encontrado em Anexo a este TdR.
8.1. Forma de Pagamento
O pagamento será efetuado em até 15 (quinze) dias úteis a partir do recebimento dos produtos de cada etapa e da validação por parte do IPAM, com a apresentação de nota fiscal atestando que os serviços foram prestados em conformidade com este TdR.
- Critérios para Seleção
Os critérios para seleção das melhores propostas serão feitas e classificadas conforme abaixo:
Experiência e qualificação técnica comprovada | 3 pts | Por contrato assinado com outras instituições |
Experiência prévia em projetos similares | 3 pts | Por contrato assinado com outras instituições no mesmo objeto deste processo. |
Qualidade da proposta técnica apresentada. | 3 pts | |
Proposta financeira | 4 pts | Proposta de menor valor apresentada |
- Disposições Gerais
- Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
- Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
- Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
- Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
- A Contratada se compromete a utilizar qualquer informação, dados e/ou documentos obtidos da Contratante, ou proporcionados por ela, para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
- A Contratada se compromete a não transferir ou ceder parcial ou integralmente nenhuma informação ou base de dados providos pelo Contratante, sob possibilidade de responsabilização civil no poder judiciário.
- Refazer, todo ou em parte, os produtos da consultoria se por ventura não estejam os mesmos na conformidade do que estabelece este contrato e o Termo de Referência, correndo por sua conta as despesas advindas das modificações necessárias;
- Entregar no prazo o produto deste instrumento contratual.
- PARA SE CANDIDATAR À CONSULTORIA:
Enviar e-mail até o dia 01/12/2024, em formato digital para: COMPAS E CONTRATOS – compras@ipam.org.br, fernanda.xavier@ipam.org.br; Com o assunto: TDR 67.2024.112683 – Websérie sobre restauração.
. Anexar os seguintes documentos:
- Comprovações técnicas, atestado de capacidade técnica, diploma e certificados que comprovem experiência na atividade a ser desenvolvida;
- Proposta técnica e orçamentária para a consultoria;
Atenciosamente
Gerencia de Operações IPAM