Projeto garante qualidade da água e beneficia mais de 500 famílias na Amazônia

4 de abril de 2017 | Notícias

abr 4, 2017 | Notícias

O projeto “Nossa Água” instalou 158 sistemas de abastecimento de água potável em assentamentos no Pará, beneficiando cerca de 500 famílias. A iniciativa surgiu em 2012 com o objetivo de viabilizar água potável para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. “O IPAM tinha quase duas décadas de trabalho no Pará e já entendia que a água era um desafio”, afirma a pesquisadora do IPAM e coordenadora do projeto, Erika Pinto.

O projeto foi executado pelo IPAM com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e atendia ao objetivo principal do Programa Água para Todos do governo federal que busca promover a universalização do acesso à água em áreas rurais.

A abundância de água existente na Amazônia não significa fácil acesso à água potável em áreas rurais. Antes do projeto, assentados tinham que percorrer mais de 20 quilômetros. Além disso, ao iniciar o trabalho, análises nas fontes de captação de água das famílias mostravam que a mesma não era própria para o consumo.

Para resolver um problema histórico da região, foram identificadas as tecnologias para abastecimento de água mais adequadas em cada região. Depois do “Nossa Água”, as famílias passaram a ter melhores condições de vida. “É uma água maravilhosa para a saúde da gente”, afirma Tomé Veigas, agricultor da comunidade de Bom Jesus do assentamento Cristalino II, da região da BR-163.

“O grande ganho desse projeto foi a família investir o seu tempo e a sua energia em outras atividades que não seja caminhar quilômetros para buscar água, além de aumentar a segurança alimentar e nutricional, e diminuir o risco de doenças causadas pelo consumo de água em condições impróprias”, explica Erika Pinto.

Veja também

See also