O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

11 de maio de 2012

maio 11, 2012

Marcelo C. C. Stabile, Andréa Azevedo, Daniel Nepstad

No cenário atual de aumento de preços de commodities, o país precisa se posicionar de forma que atrele a conservação de estoques florestais com o aumento de produção agropecuária. Isto só será possível com a melhoria da produtividade. Para tanto, o Brasil lançou o Plano “Agricultura de Baixo Carbono” e uma linha de crédito específica: o Programa ABC. A adoção desta linha de financiamento, contudo, tem se dado de forma lenta.

Para entender as causas desta morosidade, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, identificamos barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do Programa ABC. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Critérios, indicadores e meios de verificação para classificação das propriedades no Cadastro de Compromisso Socioambiental do Xingu

Critérios, indicadores e meios de verificação para classificação das propriedades no Cadastro de Compromisso Socioambiental do Xingu

O material apresentado busca identificar, reconhecer e premiar produtores rurais responsáveis, separando-os de produtores que não tem preocupações com a sustentabilidade. Unindo esforços, as ONGs Aliança da Terra e IPAM junto com produtores rurais e outros agentes sociais criaram o Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS).

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

O livro apresenta e discute as condições favoráveis do Brasil à implementação de um regime nacional de REDD+ e propõe dois modelos de estrutura institucional para a repartição de benefícios: um baseado na distribuição por estados e outra por categorias fundiárias. REDD+ é aqui discutido como um elemento importante na transição do modelo de desenvolvimento da Amazônia para um de baixas emissões de carbono, com distribuição de renda e justiça social.